segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como é que é a bandeira portuguesa?


A 19 de Junho de 1911, depois de se implantar a República, a Bandeira Nacional substituiu a Bandeira da Monarquia Constitucional.
E como é a Bandeira Nacional Portuguesa? É dividida con duas cores fundamentais: verde escuro do lado esquerdo (ocupando dois quintos) e vermelho à direita (ocupando três quintos).
E essas cores têm algum significado?
- O vermelho é uma cor de força, coragem e alegria. Representa o sangue derramado pelos portugueses.
- O verde, a cor da esperança e do mar foi escolhida em honra de uma batalha onde esta cor deu a vitória aos portugueses.
Ao centro, sobre as duas cores, tem o Escudo das Armas Nacionais, e a Esfera Armilar Manuelina, em amarelo e avivada de preto. Simboliza as viagens dos navegadores portugueses pelo mundo nos séculos XV e XVI.
E as restantes cores significam o quê? Houve muitas brigas por causa delas mas, ao fim, acabou por se decidir que:
- O branco representa a paz.
- O Escudo lembra a defesa do território
- As Quinas, a azul, representam as primeiras batalhas na conquista do país (os cinco reis mouros vencidos na Batalha de Ourique por D. Afonso Henriques).
- Cada quina contém cinco pontos brancos: as cinco chagas de Cristo que ajudou D. Afonso Henriques a vencer a batalha anterior.
- Os sete castelos amarelos representam os castelos tomados aos mouros por D. Afonso III.
- E a esfera armilar foi um símbolo que o Rei D. Manuel I escolheu para representar as descobertas marítimas.

Uma vez que já soubemos onde é que fica Portugal, era a hora de conhecer a sua bandeira e colori-la que é o que melhor! Querem colorir connosco?


Sem comentários:

Enviar um comentário